Portal SGN0018

Sonha em estudar na Europa? Saiba mais sobre as melhores bolsas de estudo na Europa disponíveis para brasileiros e como você pode se preparar para conquistar uma dessas oportunidades incríveis.

Estudar no exterior é um desejo de muitos, especialmente na Europa, onde se encontram algumas das melhores universidades do mundo. 

Além de impulsionar sua carreira, viver em um novo país traz um enriquecimento cultural e pessoal que é simplesmente inestimável. Para brasileiros, as bolsas de estudo são uma ponte importante para alcançar esse sonho. 

Saiba as melhores oportunidades de bolsas para estudar na Europa e como você pode se preparar para conseguir uma delas. 

O que este artigo aborda:

Bolsas para estudar na Europa
Bolsas para estudar na Europa
Pin It

Dicas de como estudar de graça na Europa

Há uma infinidade de bolsas oferecidas por governos, universidades e organizações privadas. Pesquise as principais bolsas e faça uma lista das que mais se encaixam no seu perfil e nos seus objetivos acadêmicos. 

Se preparar com antecedência também entra nessa lista, já que os processos seletivos são geralmente rigorosos e exigem diversos documentos, como cartas de recomendação, histórico escolar e certificações de proficiência em idiomas. Comece a reunir esses documentos o quanto antes.

Como anda seu inglês? A maioria das bolsas exige conhecimento avançado de inglês ou do idioma do país de destino. 

Invista em cursos de idiomas e obtenha certificações como TOEFL, IELTS ou DELF. E não se esqueça de ficar atento aos prazos, Cada bolsa tem seu próprio cronograma. Organize-se para não perder nenhuma data importante e submeta seus documentos com antecedência.

Bolsas para estudar na Europa: as melhores oportunidades

Selecionamos alguns programas e universidades com oportunidades que podem fazer a diferença no seu processo de escolha. Conheça cada uma delas, escolha a que melhor lhe atender e bons estudos!

Programa Chevening de Mestrado – Reino Unido

O Programa Chevening é tipo a “bolsa dos sonhos”. O Chevening é uma iniciativa do governo britânico que oferece bolsas de estudo para futuros líderes em diversas áreas. 

Ele cobre integralmente um ano de mestrado em qualquer universidade do Reino Unido, incluindo mensalidades, uma ajuda de custo mensal, passagens aéreas e outras despesas essenciais.

Orange Tulip Scholarship – Holanda

O Orange Tulip Scholarship (OTS) é para quem quer estudar na Holanda. As universidades holandesas oferecem essa bolsa que ajuda com as taxas de matrícula e, em alguns casos, até com o bolso. 

A Holanda é top em educação e inovação, então estudar lá é como ganhar um upgrade cultural e acadêmico ao mesmo tempo.

Fundação Carolina – Espanha

A Fundação Carolina é tipo a fada madrinha dos estudantes latino-americanos que sonham em estudar na Espanha. 

Eles têm bolsas para pós-graduação, doutorado e pós-doutorado. O apoio financeiro pode ser integral ou parcial, cobrindo as mensalidades e, em alguns casos, incluindo ajuda de custo para despesas pessoais, passagens aéreas e seguro saúde Imagine só: taxas de matrícula pagas, passagens aéreas e um dinheirinho extra todo mês. A Espanha ainda vem com bônus de patrimônio cultural e praias incríveis! 

DAAD – Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) oferece uma variedade de bolsas para graduação, pós-graduação, doutorado e pesquisa na Alemanha. 

E o pacote é completo: taxas universitárias, seguro saúde, ajuda de custo e até curso de alemão. A Alemanha é o lugar certo para quem curte excelência acadêmica e tecnologia de ponta.

Programa Erasmus – Estônia e Noruega

Você sabia que pode estudar em diferentes países europeus, incluindo Estônia e Noruega? 

O Programa Erasmus, da União Europeia, oferece bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação realizarem parte de seus estudos em universidades de diferentes países europeus. Para se candidatar ao programa, verifique a participação da sua universidade e consulte o escritório de relações internacionais para obter informações sobre bolsas disponíveis e requisitos de elegibilidade.

Charles Darwin University – Austrália

Ok, a Austrália não é exatamente Europa, mas a Charles Darwin University oferece bolsas para estudantes internacionais. 

Lá você vai encontrar pesquisa de ponta e oportunidades incríveis. As bolsas são direcionadas a cursos de graduação e pós-graduação, cobrindo integralmente as mensalidades e oferecendo ajuda de custo para despesas adicionais. 

Programa de Bolsas Eiffel – França

O Programa de Bolsas Eiffel, oferecido pelo governo francês, destina-se a estudantes internacionais que desejam cursar mestrado ou doutorado na França. As bolsas cobrem taxas de matrícula, ajuda de custo mensal, seguro saúde e passagens aéreas. 

Verifique os critérios de elegibilidade, como área de estudo, nível de ensino e nacionalidade.Além das despesas de estudo, você ainda pode fazer um estágio remunerado em uma empresa francesa. E, claro, aproveitar os croissants e museus parisienses! 

Universidade Ca’ Foscari – Veneza

A Universidade Ca’ Foscari, localizada em Veneza, é reconhecida por sua excelência acadêmica e oferece uma variedade de bolsas para estudantes internacionais. Essas bolsas podem cobrir total ou parcialmente as mensalidades, além de proporcionar assistência financeira para outras despesas durante os estudos. 

Para se candidatar, os interessados devem acessar o site da universidade, verificar os requisitos específicos de cada bolsa e preparar uma inscrição detalhada, destacando suas realizações acadêmicas e motivação para estudar na rica cidade de Veneza. Imagine estudar em uma cidade que é praticamente um cartão-postal? É cultura, história e gôndolas no currículo!

Universidade do Chipre

A Universidade do Chipre também disponibiliza bolsas para estudantes internacionais interessados em cursos de graduação e pós-graduação. 

Essas bolsas podem incluir isenção de mensalidades, uma ajuda de custo mensal e suporte para acomodação.Quem sabe você não se apaixona por essa ilha do Mediterrâneo?

University College – Dublin

Na Irlanda, o University College Dublin tem bolsas para graduação e pós-graduação. A University College Dublin (UCD) é uma instituição de ensino superior de renome na Irlanda. Ela oferece uma ampla variedade de bolsas para estudantes internacionais que desejam cursar graduação ou pós-graduação. Essas bolsas cobrem as taxas de matrícula e, em alguns casos, também fornecem suporte financeiro adicional.

Estudar em Dublin, onde a UCD está localizada, oferece uma experiência única. Dublin é uma cidade cosmopolita, conhecida por sua rica história, vida noturna animada, belos parques e uma comunidade estudantil diversificada.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Portal SGN0018

O SGN0018 é um portal de conteúdos com o objetivo de solucionar seus problemas mais rotineiros com conhecimento. O conhecimento é a melhor ferramenta

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse